[ Coração Habitado ]

Aqui estão as mãos.
São os mais belos sinais da terra.
Os anjos nascem aqui:
frescos, matinais, quase de orvalho,
de coração alegre e povoado.

Ponho nelas a minha boca,
respiro o sangue, o seu rumor branco,
aqueço-as por dentro, abandonadas
nas minhas, as pequenas mãos do mundo.

Alguns pensam
que são as mãos de deus,
- eu sei que são as mãos de um homem,
trémulas barcaças onde a água,
a tristeza e as quatro estações
penetram, indiferentemente.

Não lhes toquem: são amor e bondade.
Mais ainda: cheiram a madressilva.
São o primeiro homem, a primeira mulher.
E amanhece.

in Até Amanhã
de Eugénio de Andrade


30.9.08

Confiança

Braga















A Saboaria e Perfumaria Confiança foi fundada em Braga, Norte de Portugal, a 12 de Outubro de 1894, por Silva Almeida e Santos Pereira.

Inicialmente especializada no fabrico de sabão do tipo offenbach, rapidamente se criou uma associação a qualidade aos produtos da Confiança. Tal permitiu atingir uma reputação invejável. A empresa vendia sobretudo em Portugal e nas então colónias Portugueses.

No início do século XX, os produtos de Perfumaria e Cosmética usados na altura eram maioritariamente importados, não havendo capacidade e domínio do sector em Portugal.

A reputação alcançada no sabão, permite à Confiança emancipar-se e inverter tal situação. É desta forma que empresa surpreende o mercado com produtos de cosmética de elevada qualidade, fabricados em Portugal. Em 1910 são desta forma lançadas as primeiras marcas próprias, com designs e fórmulas originais adaptadas. Sinal de qualidade e de reconhecimento que permitiu, juntamente com o fim da 1ª Grande Guerra, um novo período de forte expansão na Confiança, e que se traduziu no desenvolvimento de negócios, no aperfeiçoamento técnico dos aspectos produtivos e na conquista de novos mercados. Assim se concretiza a ampliação das instalações fabris, que incluem uma tipografia e uma cartonagem, onde se produziam todas as embalagens.

Em 1919, a gama de produtos produzidos e comercializados pela Confiança extendia-se a sabonetes perfumados, finos, transparentes, pó de arroz, águas de colónia, sabonetes medicinais, extractos extrafinos e óleos provenientes das então colónias Portuguesas.

A partir de 1920 a presença dos produtos Confiança atingia já todo o território nacional incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira. A investigação e o desenvolvimento dentro da Confiança culmina com o registo de várias patentes de processos de fabrico e formulações químicas.

Em 1928 fabricavam-se cerca de 150 marcas diferentes de sabonetes, pó de arroz, cremes, pastas dentríficas, stiques de barbear, águas de colónia, loções e essências.

Nos anos 80 a Confiança começa a desenvolver novos cosméticos, adaptando fómulas e oferecendo outras novas, em especial nas formas líquidas de gel de banho e champôs perfumados, como resposta aos novos estilos de vida que se começam a impôr e ao pedido incessante de novos produtos por parte dos seus clientes.

A melhoria dos produtos existentes, em termos de embalagem e de oferta, assim como o desenvolvimento de novos, têm vindo a ser uma constante na Confiança. Respeitando sempre as origens e os métodos tradicionais, passados entre gerações.

As influências artísticas da Art Nouveau e da Art Déco que se fizeram sentir nos anos 20, estão ainda bem patentes nos produtos clássicos da Confiança. Reflectindo-se, por exemplo nos originais cunhos usados para dar forma aos sabonetes. Este foi e continua a ser um passo importante de todo o processo de criação e desenvolvimento dos novos produtos. A combinação da forma, às características do sabonete e à embalagem, é uma arte na Confiança passada entre gerações. Assim se conserva toda a sua essência.